Menu

The Love of Munro 309

degreefear8's blog

Como Fazer Uma Pós-graduação No Exterior

Mestrados Semipresenciais Beneficiam Docentes Da Rede Pública


Após adquirir o título de mestre pelo Profmat, a professora Raquel Bodart ampliou sua área de atuação. Os professores da rede pública de ensino contam com 2 mestrados profissionalizantes stricto sensu, com aulas no modelo semipresencial e abrangência nacional. Os mestrados em letras e matemática são pioneiros no gênero e ambos são gratuitos. Com 2 anos de duração, o Profmat é dirigido aos docentes de matemática, que podem prosseguir lecionando durante o tempo que cursam o mestrado.


As primeiras turmas concluíram o programa em abril/maio, sendo 405 formados que obtiveram a titulação de mestres. Além de um acrescento salarial após ter concluído o Profmat neste ano, a professora Raquel Oliveira Bodart, 38, assim como encontrou motivação extra para se engajar em novos projetos de matemática. O Profmat prioriza 80% das vagas pros professores que neste momento lecionam na rede pública e o restante para quem tem uma graduação, explica Marcelo Viana, da SBM (Nação Brasileira de Matemática), responsável por programa. Há imensas instituições de ensino envolvidas, no entanto, em geral, as aulas presenciais ocorrem em um dia da semana, que poderá ser pela sexta, no sábado ou no domingo, dependendo da disponibilidade dos discentes.


Durante um mês, também é exercido um intensivo presencial, no tempo de verão, para que as aulas do mestrado não interfiram pela atividade regular do professor. Viana, "mas eles não conseguem se desligar do trabalhão exercido na rede pública". 450 com cada viagem semanal entre a sua cidade Parintins e a do polo de ensino em Manaus.


As atividades a distância são realizadas pelo sistema Moodle e podem ser acessadas de cada território, inclusive nos polos presenciais do programa. A quantidade é necessária pra cobrir o déficit em regiões do Brasil onde o acesso à web é bastante precário. Pela próxima seleção, em agosto, são estimadas 1.500 vagas em 69 polos de ensino.


Profletras, Maria das Graças Soares Rodrigues.

Com duração de 2 anos, o Profletras é voltado a professores de língua portuguesa da rede pública e assim como usa o sistema Moodle pra atividades a distância. Há 12.478 professores de português concorrendo a 854 vagas oferecidas em todo o Brasil. Serão 34 corporações de ensino federais e estaduais, totalizando trinta e nove polos no nação. Profletras, Maria das Graças Soares Rodrigues. A Capes ainda não anunciou se destinará bolsas de estudo para o Profletras nos mesmos moldes do Profmat. UFRN (Faculdade Federal do Rio Grande do Norte), Edna Maria da Silva, responsável pelo programa.



  • 2 - Pensando e refletindo sobre isso Brasil, MEC e Capes

  • 90º Faculdades Integradas Espírito Santenses (FAESA I)

  •  Gestão de Departamentos Jurídicos


  • Dicas Para COMEÇAR BEM O ANO ESCOLAR de Ensino Descentralizada do Cefet em Araxá

  • Estudos Interdisciplinares



  • Indica que políticas e ações que se institucionalizam podem se corporificar nos propósitos dos indivíduos (grupos) dirigidos a uma cultura do coletivo. Tal colocação assinala para uma ética, que ancora na pesquisa da equidade e da cidadania, podendo guiar a uma praxis baseada pela participação, no conhecimento e no compromisso mútuo. O intuito principal nesse trabalho é o de compreender os estilos simbólicos que estão presentes pela ação educativa presente nos rituais escolares.


    Levando em conta O Que Os EUA São capazes de Aconselhar Ao Brasil A respeito da Colocação Da Base Curricular rituais estão impregnados de um simbolismo, cunhado primeiramente no campo do religioso e que o mesmo é historicamente montado, tornou-se primordial dominar a história da educação dos sujeitos sociais que executam essa ação. Tomando como equipamento inicial os rituais escolares presentes na faculdade de ensino fundamental, espaço marcadamente feminino, procurou-se conhecer a história da geração profissional de mulheres-professoras.


    Levando-se em conta que, no Brasil, a educação feminina esteve, por um extenso período de tempo, orientada por colégios religiosos, a pesquisa se desenvolveu também próximo a estes colégios. Pra tal, foram estudados a faculdade Nossa Senhora de Oliveira da cidade de Oliveira, Minas Gerais, de indicação católica e a faculdade Carlota Kemper, de indicação presbiteriana. Nesta investigação, deu-se mais atenção a geração de mulheres e educação contida no discurso religioso que ritualizava o dia-a-dia da educação das professoras. PORTO, Tânia Maria Esperon. Aprendizagem escolar e televisão: uma experiência com a pedagogia da intercomunicação em quinta série de primeiro grau.


    A inquietação central desse estudo está voltada pra dúvidas que dizem respeito aos adolescentes de quintas séries, situando-os em duas instâncias formadoras: faculdade e tv. O serviço consistiu de um estudo de caso e de um experimento didático com professores e estudantes, realizados em 1994, numa escola pública de periferia pela cidade de Campinas, em São Paulo.


Go Back

Comment

Blog Search

Comments

There are currently no blog comments.